Bebidas

3 dicas de vinhos para as mulheres

3 dicas para as mulheres que querem se iniciar no mundo dos vinhos
Compartilhe

3 dicas de vinhos para mulheres 810x540 - 3 dicas de vinhos para as mulheres

3 dicas de vinhos para as mulheres

Engana-se quem pensa que o universo do vinho é masculino, pelo contrário, cada dia mais as mulheres estão avançando nesse terreno, seja como apreciadoras, seja como sommeliers e, principalmente como excelentes produtoras.

Uma das maiores e melhores críticas de vinhos do mundo é a Jancis Robinson, ela além de ter inúmeras obras sobre o tema, é considerada uma sumidade no assunto comprovando sim, que o universo do vinho é também feminino.

Mulheres famosas…

Temos inúmeras histórias de mulheres fortes que ao longo de suas trajetória participaram ativamente do nascimento, formação e desenvolvimento de famosos rótulos. São histórias de amor, de guerra, de superação, de preconceito, de coragem enfim, histórias que teremos muito tempo para contar aqui.

Quem não se lembra da história da viúva Clicquot que deu origem as famosas e cobiçadas garrafinhas laranjas de champagne Veuve Clicquot?? Ou da Susana Balbo, outra excelente produtora só que mais atual.

Ou ainda a Filipa Pato com os seus vinhos diferenciados e únicos!!!

São muitas histórias antigas e atuais, super interessantes que iremos contando aos poucos na coluna de vinho  mas, por hoje, já que estamos falando em vinho e mulheres, o SQUAD traz para vocês 3 dicas para aquelas que ainda não se iniciaram nesse universo fascinante e querem começar.

1. Comece pelo vinho mais “Fácil”….

Bom, se você não está acostumada a beber vinhos ou não sabe muito bem ainda o que curte, opte por vinhos mais fáceis de beber, ou seja, evite ir logo de cara abrindo um Cabernet Sauvignon ou um Tannat, uvas que são mais tânicas (você achará mais forte e te dará uma sensação de travamento na boca)……No final do post colocaremos algumas sugestões boas para beber e baratas para comprar (até R$ 60,00)……confere lá…

2. Procure o que VOCÊ gosta…

A princípio não existe uma regra dizendo que este vinho é melhor que aquele, já que o gosto é muito pessoal, então vá provando os vinhos e tentando identificar aquilo que você mais gosta, sejam espumantes, vinhos brancos, tintos, rosés, vá provando diversos tipos e vendo aquilo que mais te atrai, provavelmente em algum momento você descobrirá os vinhos que te encantam…..

3.  Tente casar vinho e comida das melhores formas….

O casamento do vinho com a comida não é uma fórmula matemática, e aqui também pesam as preferências pessoais, mas existem algumas combinações que podem ser um desastre, como um vinho tinto muito encorpado e uma porção de camarões grelhados, com certeza você não ficará satisfeita………então procure algumas combinações bem básicas que não tem erro……

  • Massa com molho de tomate – Chianti/Merlot/Pinotage
  • Carnes  (um bom bife com chimichurri) – Tannat/Malbec/Cabernet Sauvignon
  • Frutos do Mar – Sauvignon Blanc
  • Queijos – Chardonnay
  • Entradinhas, canapés, etc – Espumantes e Rosés leves

Abaixo,  5 indicações para que vocês percam o pudor e comecem a se divertir e se encantar com esse universo fascinante que é o mundo dos vinhos.

 

1. Espumante Aurora Moscatel – Espumante super leve com aromas bem florais, você poderá servir tanto como uma entradinha para as amigas quanto para acompanhar as sobremesas, esse realmente não tem erro, é uma das melhores opções para quem está começando!!!! Sirva gelado, ele na temperatura adequada é um excelente pedida para o verão escaldante brasileiro e para quem nunca bebeu um vinho.

aurora moscatel

 2. Espumante Deseado – Este espumante argentino é produzido na Patagônia e desde que provamos a primeira vez ele nos surpreendeu, seu toque de doçura natural acompanhado de um grande frescor deixam ele extremamente agradável. Quando sirvo em algum local é sempre difícil ver uma taça cheia!!! Hoje ele deve estar na faixa dos R$ 60,00 a 70,00.

deseado

3. Salton Poética Rosé – Provamos a primeira vez quando visitamos a Vinícola Salton e acabamos comprando algumas unidades, que sumiram de nossa adega. Trata-se de um espumante com uma cor incrível e que tem uma ótima cremosidade aliada a um frescor e notas de frutas e flores….vale muito a pena!!!!! Uma excelente pedida para um happy hour nas festas de fim de ano.

poetica

4. Crios Torrontés – Este vinho é produzido pela super badalada Susana Balbo, uma enóloga incrível da Argentina. A uva Torrontés é extremamente aromática (flores e frutas) e tem um ótimo frescor, realmente é um vinho super fácil e agradável…..opte por servir com entradinhas e comidas mais leves…

susana balbo torrontes

5.  Miolo Gamay 2016 – Por último indico um ótimo vinho tinto brasileiro para quem esta iniciando. Este vinho é fabricado por um processo diferenciado chamado maceração carbônica que deixa ele com um ótimo toque de frutas e muito pouco tanino, ou seja, é um vinho super fácil de acompanhar com comidas mais leves…

miolo-gamay-2016

 

 

 

 

Para mais informações veja nosso outro post sobre este assunto: 5 dicas de vinhos para comemorar o dia internacional da mulher

 

Fotos e imagens: reprodução

SQUAD Magazine
contato@squadmag.com.br
Somos um canal de conteúdo, que tem por objetivo reunir gente bacana, antenada e com sede de informação inteligente, rápida e de qualidade. Moda, lifestyle, gastronomia, saúde, viagens, vinhos, qualidade de vida e muitos outros assuntos vão estar por aqui.
Deixe seu comentário
Comente via facebook
2 Comentários
  1. […] Para mais dicas veja nosso outro post sobre este assunto: 3 Dicas de vinhos para mulheres […]

  2. Elaine Almeida    14 de jul de 2017 ás 20h57

    Vinho,valores,degustações,amores…

Voltar ao topo