Bebidas

Principais uvas Argentinas……além da Malbec é claro…

Compartilhe

uvas argentinas

Principais uvas Argentinas, além da Malbec é claro…

Após a semana do Malbec Day acredito ser importante falar sobre as principais uvas argentinas e de forma resumida sobre o restante das castas importantes da Argentina, já que não se trata de um país produtor de uma única uva…

Além da Malbec temos mais duas castas representativas: Bonarda e Torrontés

Bonarda

Trata-se da segunda uva mais plantada na Argentina, e tem muitos apreciadores tanto dentro como fora da Argentina, mas ainda não atingiu o reconhecimento merecido internacionalmente….Os vinhos tem frescor e aromas de frutas frescas, além de taninos suaves….

Estão sendo feitos diversos investimentos tanto nas vinhas quanto em processos de produção e com certeza nos próximos anos iremos falar um pouco mais sobre ela.

Torrontés

Sou suspeito para falar desta uva pois é umas das que mais aprecio. Sua origem ainda não esta 100% comprovada sendo que ela provavelmente é fruto do cruzamento da Moscatel de Alexandria e da Criolla Chica.

Atualmente é a casta branca mais emblemática da Argentina e produz excelentes vinhos no norte (Salta) onde os vinhedos são reconhecidamente os mais altos do mundo passando de 3.000 m de altitude. Os vinhos desta região possuem um perfume frutado e floral, com corpo e acidez médios.

 Outras

Temos ainda diversas castas na Argentina, espalhadas pelas regiões produtoras que possuem Terroirs bem diferentes. Desde o clima desértico de Mendoza, passando pelas áreas frescas de Salta ou as novíssimas áreas produtoras de Néuquen, as uvas mais plantadas/importantes são:

Tintas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Cabernet Franc, Petit Verdot, Barbera, Sangiovese, Tempranillo

Brancas: Chardonnay e Viognier

SQUAD Magazine
contato@squadmag.com.br
Somos um canal de conteúdo, que tem por objetivo reunir gente bacana, antenada e com sede de informação inteligente, rápida e de qualidade. Moda, lifestyle, gastronomia, saúde, viagens, vinhos, qualidade de vida e muitos outros assuntos vão estar por aqui.
Deixe seu comentário
Comente via facebook
Voltar ao topo