Saúde & Qualidade de Vida

Dieta low carb, moda ou um estilo de vida?

Compartilhe

Dieta low carb, moda ou um estilo de vida?

Quando o assunto é emagrecimento, é frequente termos alguma opinião formada a respeito: pode ser a dica de uma amiga, uma dieta de um site famoso ou até mesmo algo que foi vinculado na televisão. A “low carb” parece mais uma dessas novas dietas, mas se formos analisar com mais atenção, a low carb é muito mais antiga do que imaginamos.

Nós, humanos, já estamos neste planeta há uns 200 mil anos. Nossos ancestrais então, há milhões de anos. Então pensa comigo, qual foi a dieta utilizada durante todo esse período evolutivo? Espaguete, pizza, pão com margarina ou refrigerante? É claro que não.

Nada disso faz sentido, uma vez que éramos caçadores e coletores. Nossa alimentação era basicamente animais e vegetais.

Grãos e legumes surgiram há apenas 10 mil anos atrás com os primeiros agricultores, e qual foi o resultado? Registros fósseis sugerem que esses pioneiros agricultores eram mais baixos, tinham cérebros menores e ossos mais frágeis que os caçadores/coletores.

Quanto aos açúcares, farinhas, óleos vegetais, entre outros produtos industrializados, estes surgiram apenas nos últimos 100 anos e contribuíram para a o surgimento de  muitas doenças dentre elas, obesidade, diabetes e esteatose hepática.

Fato é, hoje não precisamos mais correr atrás da caça para nos alimentar mas sim, muitas vezes trabalhar horas sentados. Exercícios físicos estão cada vez mais difíceis de se fazer em razão do tempo que ficou curto.

Para facilitar a nossa vida, a indústria alimentícia ainda criou a lasanha, a pizza, o hambúrguer, o cereal matinal, o pão, e mais uma porção de produtos.

A low carb vai totalmente contra essa linha “fast food”. Low cab é comer comida de verdade, baixo carboidrato, saladas, vegetais, legumes, proteínas e boa fonte de gordura.

É comer apenas quando se tem fome, até a saciedade. É utilizada como estratégia de emagrecimento, reversão de: diabetes tipo 2, esteatose hepática, hipercolesterolemia e hipertensão. Para ganho de massa magra e gestantes, a low carb precisa ser avaliada individualmente.

Low carb para mim não é apenas uma dieta, é um estilo de vida e libertador, pois reduz a compulsão alimentar, permitindo que você coma somente quando tem fome. Fica aqui uma boa opção, low carb é apaixonante. Em breve traremos mais dicas e receitas para vocês.

Texto de autoria de Silvana Streb, nutricionista, adepta de um estilo de vida mais natural, fã dos alimentos orgânicos e entusiasta da dieta low carb para os seus pacientes e para todos aqueles que buscam uma alimentação mais limpa e menos processada. @silvanastreb

Celebridades e a dieta Low Carb: Clique Aqui

SQUAD Magazine
contato@squadmag.com.br
Somos um canal de conteúdo, que tem por objetivo reunir gente bacana, antenada e com sede de informação inteligente, rápida e de qualidade. Moda, lifestyle, gastronomia, saúde, viagens, vinhos, qualidade de vida e muitos outros assuntos vão estar por aqui.
Deixe seu comentário
Comente via facebook
Voltar ao topo