Lifestyle

Hiking, trekking e minha paixão pelas montanhas!

Compartilhe

minha paixão pelas montanhas

Hiking, trekking e minha paixão pelas montanhas.

Hiking e trekking são as duas atividades mais praticadas no montanhismo. No Brasil, usualmente fala-se em trekking pela maioria das pessoas que praticam caminhadas ao ar livre, mas a verdade é cada termo possui um significado diferente.

O hiking nada mais é do que uma caminhada (ou escalaminhada) de algumas horas – o chamado bate-e-volta. Essa atividade não envolve pernoite no percurso e não exige um preparo especial do participante, que basicamente carrega apenas uma mochila.

Já o trekking, por sua vez, consiste em caminhadas mais longas e, ao contrário do hiking, pressupõe que o participante irá acampar ou passar a noite em refúgios ou abrigos. A modalidade exige que os praticantes estejam mais preparados fisicamente, inclusive porque carregarão mais equipamentos, como por exemplo, mochilas cargueiras, barraca e saco de dormir.

2 C  Data Users DefApps AppData INTERNETEXPLORER Temp Saved Images 18119407 1276964645690940 808223277872838877 n 810x586 - Hiking, trekking e minha paixão pelas montanhas!

Atualmente, confesso que sou mais adepta ao hiking. Ainda não me sinto preparada psicologicamente para adentrar horas floresta acima – e adentro – carregando muito peso, mas logo chego lá!

Lembro da primeira vez que fiz hiking. Lá fui eu, toda arrumada (com a melhor roupa da academia e um belo Nike Air Max novinho)! Pra que gente? Sério, que pessoa faz isso? Na terceira curva da trilha escorreguei bonito e lá se foi a roupa. Uns minutos depois, tive que atravessar um riacho e meu tênis imergiu, obviamente, ensopado. Juro que parecia que eu tinha voltado de uma briga na lama (e que tinha perdido feio).

Independentemente disso, a sensação de chegar ao cume foi demais. A vista era sensacional e naquele momento, eu faria tudo de novo. E depois fiz. E faço até hoje.

É engraçado como a gente muda depois de algumas dessas “aventuras”. Muda sua concepção do que de fato é importante e do que vale a pena valorizar. Porém, deixando o momento filosofia de lado, a sensação de independência que o hiking proporciona é sensacional, pois depende apenas de você finalizar a trilha e “voltar para a civilização”.

Comece aos poucos, com trilhas mais leves e sempre acompanhado de pessoas que conheçam o caminho, afinal, ninguém quer se perder, certo? A sensação será de gratidão e plenitude, pode acreditar.

3 G0474545 810x608 - Hiking, trekking e minha paixão pelas montanhas!

Esse texto é de autoria de Biana Stoinski, advogada ambientalista, praticante de caminhadas ao ar livre, trekking e hiking. Amante da natureza e dos livros @bizicz.

SQUAD Magazine
contato@squadmag.com.br
Somos um canal de conteúdo, que tem por objetivo reunir gente bacana, antenada e com sede de informação inteligente, rápida e de qualidade. Moda, lifestyle, gastronomia, saúde, viagens, vinhos, qualidade de vida e muitos outros assuntos vão estar por aqui.
Deixe seu comentário
Comente via facebook
Voltar ao topo