Maternidade

Mitos e verdades sobre gravidez – veja no que acreditar sobre o período

Compartilhe

Mitos e verdades sobre gravidez

Mitos e verdades sobre gravidez – veja no que acreditar sobre o período

São tantas dúvidas sobre a gravidez que muitas vezes ficamos sem saber no que realmente acreditar. Mesmo que a gente sequer pergunta recebemos uma enxurrada de dicas supersticiosas e dicas que não passam de mentiras ou são situações infundadas vindas dos povos antigos.

Para ajudar os papais e mamães, especialmente os de primeira viagem, reunimos as informações mais comuns para esclarecer de uma vez por todas o que é verdade e o que é mito.

  • Teste da farmácia é garantido

MITO – o teste de farmácia, apesar de eficiente, não da à confirmação final para a gestação, pois existem diversas variáveis que podem interferir. Como a realização incorreta do exame. Para ter certeza é necessário realizar uma exame de sangue e fazer uma ultrassonografia.

  • Sangramento da gengiva é normal

VERDADE – com o aumento do hormônio progesterona ocasionado pela gravidez, às gengivas podem ficar mais inchadas e sensíveis, ai qualquer batidinha durante a escovação pode fazer sangrar.

  • Toda gestante sente náuseas

MITO – apesar de ser um sintoma bem comum na gestação, não são todas as mulheres grávidas que sentem enjoo, os sintomas podem variar de acordo com cada organismo. Longos períodos em jejum podem piorar o desconforto.

  • Chupar limão combate a náusea

VERDADE – durante a gravidez é normal que mulher sinta aversão a alguns alimentos que antes adorava ou passe a gostar de alimentos que não gostava antes, isso é chamado de perversão alimentar, e ocorre devido às alterações hormonais que deixam as papilas gustativas e olfativas mais sensíveis. Este aumento de sensibilidade aumenta a necessidade por alimentos cítricos, o limão pode melhorar este fenômeno.

  • Alterações na visão são comuns em grávidas

VERDADE – devido às mudanças hormonais as mulheres podem apresentar olho seco, maior sensibilidade à luz, aumento de grau e até edema nas pálpebras. Porém tudo é temporário e deve desaparecer após o nascimento do bebê.

  • Gestantes devem dormir do lado esquerdo

VERDADE – quando deitamos do lado direito, a chamada veia cava é comprimida, dificultando a circulação sanguínea, porém nada que nos prejudique. No entanto, como as grávidas apresentam ganho de peso, o que é natural para o período, à compressão da veia cava fica ainda maior, causando mal-estar e tontura.

  • Comer chocolate antes da ultrassonografia ajuda a descobrir o sexo do bebê

MITO – não existem evidências cientificas que comprovem esta afirmação, porém quando consumimos açúcar é normal ficarmos mais agitados e como a mãe passa para o bebê tudo que come através do cordão umbilical o açúcar também deixa o bebê mais agitado fazendo que ele se mova mais. Mas não necessariamente isto facilita visualizar qual é o sexo, às vezes pode até dificultar por excesso de movimentos.

  • Grávidas não devem comer ovos

MITO – não existe nenhuma correlação entre problemas na gestação e a ingestão de ovos. Ao contrário, este alimento é rico em nutrientes fundamentais durante a gestação. É importante certificar que o alimento esteja fresco para evitar infecções intestinais, que podem ser um problema.

Nasce Manuela, a filha da apresentadora Eliana

SQUAD Magazine
contato@squadmag.com.br
Somos um canal de conteúdo, que tem por objetivo reunir gente bacana, antenada e com sede de informação inteligente, rápida e de qualidade. Moda, lifestyle, gastronomia, saúde, viagens, vinhos, qualidade de vida e muitos outros assuntos vão estar por aqui.
Deixe seu comentário
Comente via facebook
Voltar ao topo