Saúde & Qualidade de Vida

Brinquedos educativos, porque escolher?

Compartilhe

brinquedos educativos 810x679 - Brinquedos educativos, porque escolher?

Brinquedos educativos, porque escolher?

A infância é uma fase permeada de descobertas para os pequenos. Muitas vezes, um dos grandes desafios para os pais é encontrar atividades e brincadeiras que de fato estimulem o desenvolvimento cognitivo e sensorial das crianças.

Embora os pequenos iniciem muito cedo o contato com tablets e vídeo games é fundamental que os pais não os deixem restritos a tais atividades e proporcionem aos seus filhos outras vivências e experiências mais interativas e educativas, que busquem não só a diversão mas, principalmente, o desenvolvimento e a consolidação de algumas aptidões.

Não é fácil tirar as crianças de dentro de casa,  da frente da TV ou do computador mas é imprescindível que os pais, através de brinquedos e brincadeiras integrativas e educativas, estimulem os seus filhos a buscar novas experiências.

Colônias de férias, brinquedos educativos, jogos de inteligências, atividades em grupo são algumas da opções que sempre devem estar no radar dos pais no que diz respeito ao desenvolvimento dos pequenos.

Existem pesquisas  inclusive que comprovam os inúmeros benefícios quanto à adesão desses brinquedos e atividades ao ar livre no dia a dia dos pequenos. Crianças que têm acesso a brinquedos educativos tendem a desenvolver mais a criatividade e melhorar aspectos de comunicação e integração. As informações são de um estudo do IP (Instituto de Psicologia) da USP.

Em cidades como São Paulo e inúmeras outras, existem lojas específicas para esse tipo de produto, o que evidencia uma procura significativa, por parte do consumidor, a essa alternativa mostrando que a brincadeira educativa pode de fato ser divertida.

Outra opção que tem encantado a criançada em São Paulo é a KidZania. Uma espécie de parque interativo para crianças de 04 a 14 anos com mais de 50 atividades desenvolvidas por pedagogos onde as crianças colocam em prática, com toda a infraestrutura necessária, o princípio básico do “jogo de interpretação” e imitam diversas profissões do mundo real, tais como médico, bombeiro, bancário, publicitário, jornalista, entre muitas outras.

É inegável que crianças que tem contato com brinquedos e jogos educativos se desenvolvem com mais facilidade e de forma muito mais robusta já que o incentivo a exploração lúdica, a integração e a novas formas de pensar e agir proporcionam um crescimento diferenciado.

Então, para que você não tenha dúvidas na hora de tirar o seu filho de frente da TV ou do computador, listamos alguns benefícios do aprendizado infantil utilizando brinquedos e brincadeiras educativas:

1. Promove a inteligência coletiva: brincando com outras crianças, os pequenos aprendem a lidar com opiniões diversas e se tornam mais flexíveis;

2. É uma atividade inclusiva: não há certo ou errado, cada um se desenvolve e brinca no seu ritmo;

3. Desenvolve aspectos não cognitivos: concentração, disciplina e paciência são sempre foco nos brinquedos educativos;.

4.Gera autoconfiança: as crianças pensam e tomam decisões tornando-se assim mais seguras;

5.Estimula a imaginação: as crianças ficam livres para criar a sua forma de pensar e interpretar a brincadeira, valoriza-se o processo e não somente o resultado final.

6.Facilita a memorização: brincar é um ato feliz, quem não se lembra de brincar “adedonha”ou “pique bandeira” quando pequenos?

Enfim, os benefícios da utilização de brinquedos educativos são inúmeros então, aproveite o período das férias escolares para viver uma nova experiência no que diz respeito a esse tema e conte para gente o que achou!

Mais textos:

50 brincadeiras para o seu filho 

Acesse também:

Bolo de caneca de microondas

SQUAD Magazine
contato@squadmag.com.br
Somos um canal de conteúdo, que tem por objetivo reunir gente bacana, antenada e com sede de informação inteligente, rápida e de qualidade. Moda, lifestyle, gastronomia, saúde, viagens, vinhos, qualidade de vida e muitos outros assuntos vão estar por aqui.
Deixe seu comentário
Comente via facebook
Voltar ao topo