Saúde & Qualidade de Vida

Conheça os riscos do beijo no rosto dos recém-nascidos

Compartilhe

Conheça os riscos do beijo no rosto dos recém-nascidos

 

Conheça os riscos do beijo no rosto dos recém-nascidos

 

Um hábito muito comum é beijar o rosto do recém-nascido e quase ninguém resiste a essa prática, mas será que isso pode comprometer a saúde do bebê? De acordo com pediatras, essa ação pode ser danosa à saúde do pequeno, porque o sistema imunológico do bebê ainda é bastante fragilizado nessa fase de sua vida.

Em relação ao beijo, um simples ato de carinho tem chances de promover complicações ao bebê. A boca de uma pessoa adulta conta com microrganismos que podem trazer herpes, meningite, gripes e até infecções generalizadas.

Alguns cuidados básicos

Para evitar quaisquer infecções à criança, alguns cuidados básicos precisam ser tomados. Quando um adulto estiver diante de um recém-nascido, a orientação é sempre higienizar as mãos antes de segurá-lo.

Além disso, se você fuma, evite o cigarro, horas antes de manter contato com o bebê. As pessoas necessitam entender que as demonstrações de afeto são bem-vindas e válidas, mas é importante evitar os beijos.

Alguns especialistas ressaltam que nesse começo, uma sugestão é beijar a cabeça do bebê, ao invés do rosto.  Até os primeiros meses de vida dele, também é importante evitar beijar as suas mãos, pois nessa fase a criança tende a colocar as mãos na boca o tempo todo.  É importante ter muito cuidado, a saliva pode transmitir doenças.

Selinhos entre pais e filhos

E quanto aos selinhos entre filhos a partir de 2 anos e pais?  Também é preciso ter atenção. Bactérias que trabalham em função dos sistemas de defesa na boca são diferentes nos organismo de crianças e adultos.  O contato, então, pode favorecer transmissão de vírus de gripes, por exemplo, incluindo até surgimento de cáries.

Herpes: qual o risco para crianças? (Matéria da revista Crescer)

Alimentos que melhoram a sua imunidade

SQUAD Magazine
contato@squadmag.com.br
Somos um canal de conteúdo, que tem por objetivo reunir gente bacana, antenada e com sede de informação inteligente, rápida e de qualidade. Moda, lifestyle, gastronomia, saúde, viagens, vinhos, qualidade de vida e muitos outros assuntos vão estar por aqui.
Deixe seu comentário
Comente via facebook
Voltar ao topo