Saúde & Qualidade de Vida

O que evitar quanto à alimentação para o bebê no primeiro ano?

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O que evitar quanto à alimentação para o bebê no primeiro ano?

 

A alimentação no primeiro ano de vida do bebê é um período, muitas vezes, carregado de incertezas para mães e pais – especialmente. Pairam inúmeras dúvidas sobre quais alimentos poderiam ou não ser consumidos pelos pequenos nessa faixa etária. De início, o mais importante, de acordo com especialistas em nutrição, é evitar alimentos industrializados, processados, ricos em açúcares  e conservantes.

Como o organismo dos bebês ainda é muito frágil e está em formação é crucial respeitar algumas regras e orientações.

Definitivamente, refrigerantes e sucos de caixinha industrializados, leites de caixa, iogurtes tidos como saudáveis e feitos para eles, os quais são repletos de adoçantes artificiais, não são alternativas viáveis. É sempre mais indicado, optar pela alimentação natural e orgânica, quando possível, priorizando os sucos naturais, a partir da própria fruta, leite materno, quando ainda for possível, papinhas de legumes e grãos orgânicos feitas em casa, franguinho, carninha magra e frutinhas da estação. Esses tipos de alimentos são  fontes de fibra, vitaminas e outros nutrientes essenciais para o desenvolvimento da criança.

Uma opção, que aliás parece inofensiva, mas não é recomendável aos bebês é o mel. Nessa fase, o consumo do produto pode trazer até pneumonia, pois o mel possui a bactéria Clostridium botulinum, que não traz maléficios aos adultos, mas é prejudicial aos pequenos. As informações são do site What To Expec.

Outra questão que não pode ser ignorada pelos papais é a forma como o alimento chegará a criança. Como nesta idade a dentição ainda não está formada é importante que os alimentos oferecidos sejam amassados ou triturados para que os pequenos passem então a se acostumar com os novos sabores e texturas. Sopinhas de feijãozinho com músculo, batatinha baroa com franguinho, ovinho molinho, bananinha amassada com ameixa são algumas ótimas opções.

Alimentos sólidos nessa fase podem facilitar o engasgamento da criança logo, tenha atenção e vá aos poucos introduzindo a nova alimentação aos pequenos.

Por último, opte sempre por alimentos cozidos e use no preparo dos alimentos temperinhos naturais como alecrim, orégano, manjericão dentre outros. Nada de temperos processados, eles além de não serem apropriados são repletos de sódio e química.

Água é sempre bem vinda, dê preferência a mineral, sempre ou a água de coco natural, dessa forma seu pequeno estará sempre hidratado e saudável.

 E  aí, o que achou de nossas dicas?

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