Saúde & Qualidade de Vida

Primeiros sinais da gravidez – Veja os 06 sintomas mais comuns

Compartilhe

gravidez 810x539 - Primeiros sinais da gravidez – Veja os 06 sintomas mais comuns

Primeiros sinais da gravidez – Veja os 06 sintomas mais comuns

Após a fecundação do óvulo o corpo começa mudar antes mesmo do sintoma mais conhecido: o atraso da menstruação. Confira a lista que preparamos com os primeiros sinais da gravidez, que podem passar despercebidos por muitas mulheres, e saiba como agir.

  1. Inchaço abdominal e cólica

Normalmente associado a TPM, o inchaço na região do baixo ventre acontece em função do aumento do fluxo sanguíneo e hormônios que agem para a fixação do óvulo fecundado a parede do útero.  Com a ação dos hormônios, também é comum sentir cólicas moderadas ou leves na região.

  1. Secreção vaginal

Até três dias após a fecundação do óvulo é comum haver um corrimento cor-de-rosa que ocorre devido o aumento no muco vaginal e a leve presença de sangue causada pelo deslocamento do óvulo fecundado e a entrada do espermatozoide. Esta secreção costuma ser bem leve, pode ser percebida ao se limpar após urinar ou em pequena quantidade na calcinha.

Outra secreção bem comum é a presença de sangue semelhante ao do período menstrual, porém em menor quantidade.

  1. Cansaço e sono

As intensas alterações hormonais e a leve queda nas taxas de açúcar presente no sangue podem causar aumento na sensação de fadiga e cansaço. O sono também costuma ser mais intenso e durar até o primeiro trimestre na gestação. Ambos os sintomas podem ser percebidos já nas duas primeiras semanas após a fecundação do óvulo.

  1. Sensibilidade nas mamas

Logo no início da gravidez, o seio recebe diversos estímulos de diferentes hormônios femininos para prepará-los para a produção de leite, por isso, as mamas podem ficar inchadas e doloridas. Com o aumento do fluxo sanguíneo na região os mamilos e aureolas podem ficar mais escuras e até maiores. As mudanças nos seios são perceptíveis após duas semanas a partir da fecundação do óvulo.

  1. Sensibilidade olfativa

Este sintoma é comumente associado à gravidez, o que ninguém nota é que este costuma ser o primeiro sinal após a fecundação, pode surgir antes de duas semanas. Os cheiros fortes, mesmo que agradáveis são a causa principal do enjoo.

  1. Alterações no humor

Com a intensa produção de hormônios exclusivos da gravidez e diferentes picos de ação é normal perceber variações de humor sem explicação aparente. É comum chorar e ficar mais sensível em relação a acontecimentos do cotidiano. Este sintoma deve permanecer ao longo de toda a gestação.

Após notar o aparecimento de um ou mais sintomas, faça o teste de gravidez através da urina, encontrado em farmácias, caso o resultado seja negativo, porém houver persistência dos sintomas e ausência da menstruação, aguarde de 3 a 5 dias e repita o teste, com um novo resultado negativo vale a pena agendar uma consulta com o seu ginecologista para checar se está tudo em dia com a saúde. No entanto, o teste mais assertivo é o de sangue, que mede com precisão os níveis de Beta HCG no sangue. Para resultados positivos procure um ginecologista de sua confiança para início do pré-natal.

Outros Artigos:

10 razões para amamentar o seu bebê.

 

SQUAD Magazine
contato@squadmag.com.br
Somos um canal de conteúdo, que tem por objetivo reunir gente bacana, antenada e com sede de informação inteligente, rápida e de qualidade. Moda, lifestyle, gastronomia, saúde, viagens, vinhos, qualidade de vida e muitos outros assuntos vão estar por aqui.
Deixe seu comentário
Comente via facebook
Voltar ao topo