Bebidas

Vinho dos Peregrinos – Caminho de Santiago de Compostela

Compartilhe
vinho peregrino

Vinho do Pererino – Caminho de Santiago de Compostela

Vinho dos Peregrinos…….Caminho de Santiago de Compostela

Acredito que a grande maioria já ouviu falar sobre o Caminho de Santiago, a rota mais conhecida é o “caminho francês” que tem cerca de 800 km saindo da França (Saint Jean Pied Port) até a cidade de Santiago de Compostela na Espanha mas e do vinho dos peregrinos?

Fiz este caminho em 2013, demorando 34 dias a pé, depois faço um post mais detalhado para quem tiver interesse (fiquem a vontade para mandar mensagens com dúvidas).

Ocorre que este caminho passa por diversos pontos de produção de vinhos, inclusive uma das regiões mais famosas que é a La Rioja…

Lembro-me perfeitamente de caminhar por dias e mais dias rodeado de vinhedos, e os produtores deixam de forma proposital algumas uvas nos parreirais a beira do caminho para que os peregrinos possam provar um pouco.

Outro fato curioso é que uma vinícola possui uma fonte que ao invés de jorrar agua, sai vinho, e você pode beber a vontade, aproveitei a parada e enchi uma garrafinha de meio litro para o resto da caminhada (foto).

O vinho está intimamente ligado ao caminho, você acaba bebendo diariamente (no meu caso entre 500 ml  e 1 litro por dia)…..

Vamos ao principal, estou fazendo este post pois esta semana na Expovinis 2015 em São Paulo tive a grata surpresa de encontrar produtores expondo seus novos vinhos em homenagem aos peregrinos. Está vinícola chama-se Godelia e fica na região de Bierzo.

São 3 vinhos que devem chegar ao Brasil nos próximos meses segundo pude apurar. Provei os 3 e estão super aprovados, segue descrição dos vinhos e algumas fotos da viagem que fiz.

  • PILGRIM GODELLO
  • Uvas: 80% Godello (20 a 45 anos) / 20% Doña Blanca (60 a 80 anos)
  • Nariz complexo, onde se destacam os aromas de frutas e flores brancas e uma nota mineral com nuances de erva-doce e cítricos. Fermentação em tanques de inox.

PILGRIM GODELLO

  • PILGRIM MENCIA
  • Uvas: 100% Mencia (30 anos)
  • Cor cereja preta. Destaque no nariz são para frutas vermelhas frescas, notas minerais e flores azuis. Na boca é carnudo, perfumado, e encorpado.

PILGRIM MENCIA

  • PILGRIM MENCIA CRIANZA
  • Uvas: Mencia 100% (40 a 80 anos)
  • Elegantemente perfumado com aromas de frutas vermelhas e pretas, um toque balsâmico e mineral, alegre e doce na boca. Envelhece por 12 meses em barricas de carvalho francês de 300-400 litros

PILGRIM MENCIA CRIANZA

Algumas fotos da viagem:

0 - Vinho dos Peregrinos - Caminho de Santiago de Compostela 1 2 3 5 6 7 8 9 10 11

SQUAD Magazine
contato@squadmag.com.br
Somos um canal de conteúdo, que tem por objetivo reunir gente bacana, antenada e com sede de informação inteligente, rápida e de qualidade. Moda, lifestyle, gastronomia, saúde, viagens, vinhos, qualidade de vida e muitos outros assuntos vão estar por aqui.
Deixe seu comentário
Comente via facebook
Voltar ao topo