Bebidas Saúde & Qualidade de Vida

Vinho: vilão ou mocinho?

Compartilhe

 

vinho engorda?

Vinho: vilão ou mocinho? Afinal, o vinho engorda?

Como amante e admiradora dos vinhos, já escrevi uma matéria (clique aqui) falando dos seus benefícios comprovados cientificamente e sobre alguns cuidados que devem ser tomados ao se ingerir a bebida. Mas, afinal, consumir vinho, engorda?

Algumas pesquisas atuais mostram que o vinho emagrece, outras pesquisas já mostram que engorda. Na verdade o consumo de vinhos tanto pode engordar quanto emagrecer, tudo vai depender do tipo e da quantidade e das combinações que você fizer.

Existem vários tipos de vinhos, alguns com maior teor alcoólico e mais açúcar, como é o caso dos vinhos suaves, moscatel e o vinho do porto e outros mais secos. É óbvio que se você optar pelos vinhos mais doces, vai contabilizar mais calorias. 

Outro ponto importante é a frequência com que se consome. Dependendo do número vezes que você beber, da quantidade e do seu estilo de vida, eles irão engordar, sim. Os benefícios do vinho continuarão a existir, mas nesses casos trarão junto consigo algumas calorias extras – e ruins. A boa notícia é que se você consumir esses vinhos ao invés de consumir, por exemplo, caipirinha ou cerveja, que não possuem benefício nenhum além de serem super calóricos, você estará fazendo uma troca que poderá lhe auxiliar no controle do peso.

Dependendo da frequência e do seu estilo de vida eles irão engordar sim.  810x679 - Vinho: vilão ou mocinho?

Nas suas opções, tente sempre escolher os vinhos secos, pois eles  já não apresentam (ou pouco apresentam) um dos vilões e maiores acumuladores de calorias – o açúcar. Embora o consumo elevado possa engordar, pois o álcool em excesso causaria isso, vinhos secos se consumidos com parcimônia e sabedoria trazem consigo as suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que estão relacionadas à estratégias de emagrecimento.

Por fim, outra dica, fique atento também ao que consome junto com a bebida, opte sempre por acompanhamentos saudáveis  e mantenha-se hidratado e lembre-se, beba com moderação!

Esse texto é de autoria de Luana Martins, nutricionista, especialista em nutrição esportiva e clínica, corredora e amante dos esportes e de uma vida saudável e equilibrada (e enófila , é claro!!) @nutricionistaluana.

SQUAD Magazine
contato@squadmag.com.br
Somos um canal de conteúdo, que tem por objetivo reunir gente bacana, antenada e com sede de informação inteligente, rápida e de qualidade. Moda, lifestyle, gastronomia, saúde, viagens, vinhos, qualidade de vida e muitos outros assuntos vão estar por aqui.
Deixe seu comentário
Comente via facebook
Voltar ao topo